DNIT acelera a construção de cinco Obras de Arte Especiais na BR-158/PA

Com o objetivo de modernizar a infraestrutura e assegurar melhores condições de trafegabilidade na BR-158, no Pará, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está executando a construção de cinco pontes classificadas como Obras de Arte Especiais (OAEs). As estruturas representam um marco importante para o desenvolvimento logístico da região, garantindo mais segurança, fluidez e eficiência no transporte rodoviário. O investimento, realizado pelo Governo Federal, soma R$ 28,7 milhões.

Andamento das obras

As frentes de serviço contemplam atividades de infraestrutura, mesoestrutura, superestrutura, terraplenagem e pavimentação. Quatro das cinco pontes já se encontram em fase de conclusão:

  • Ponte sobre o Igarapé Arraia (Km 632,6)
  • Ponte sobre o Igarapé Itamarati (Km 638,15)
  • Ponte sobre o Igarapé Água Preta (Km 627,42)
  • Ponte sobre o Igarapé Inajazinho (Km 676,71)

Nas próximas semanas, essas estruturas receberão a implantação da sinalização horizontal, etapa final antes da entrega à população.

A quinta ponte, sobre o Igarapé Inajá (Km 688,51), já atingiu 67% de execução. Atualmente, estão em andamento serviços de terraplenagem e execução da OAE, com a previsão de iniciar, em seguida, a pavimentação, as obras complementares e as ações ambientais. A conclusão está prevista para dezembro de 2025.

Abrangência e impacto regional

As obras estão inseridas em um segmento de 108,5 quilômetros de extensão da BR-158/PA, beneficiando diretamente os municípios de Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia e Redenção. Além de ampliar o acesso a essas localidades, as intervenções fortalecem a integração entre o interior do Pará e os principais centros urbanos do estado, impulsionando a economia local e regional.

Importância estratégica da BR-158

Com quase 4.000 quilômetros de extensão, a BR-158 é um dos mais importantes corredores rodoviários do Brasil. Ela conecta a região Norte ao Sul do país, iniciando em Redenção (PA) e finalizando em Santana do Livramento (RS), após cruzar estados como Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

A rodovia exerce papel fundamental no escoamento da produção agrícola e mineral, especialmente grãos (soja e milho), gado bovino e minérios como ferro, bauxita e manganês. Além disso, sua ligação estratégica com os portos do Pará amplia a capacidade de exportação do país, fortalecendo a competitividade brasileira no mercado internacional.

Conclusão

A construção das cinco pontes na BR-158/PA representa não apenas a modernização de um trecho rodoviário, mas também a consolidação de uma rota vital para a logística nacional. Com as melhorias, a região terá maior integração viária, redução de custos operacionais para o transporte de cargas e mais segurança para os usuários, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico e social da região Norte e de todo o Brasil.

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