Como é feito o teste de carga com caminhão pipa

Teste de carga com caminhão pipa, apesar de não fundamento para critérios técnicos é o teste mais usado ainda no Brasil.

Como é aplicado teste?

O teste é feito com um caminhão pipa de no mínimo 10,000 litros. OBS: Eixo morto (toco) ou seja com apenas um eixo traseiro a onde a carga é concentrada.

O caminhão percorre os bordos e eixo do trecho compactado, em uma distancia de no máximo 1 metro das estacas, em primeira marcha em velocidade acompanhável por pedestre, que neste caso seria alguém da empresa e um da fiscalização.

No caso de imperfeições no pavimento, podem aparecer no teste de carga, trincas longitudinais ente os dois pneus traseiros do pipa ou nas laterais, varias trincas soltando placas o chamo (estourado), .marcas de pneu profundas, deflexão bem visível chamada de (balanço) e até mesmo estourar por excesso de umidade ou mancha seca o chamado (borrachudo) úmido ou seco

Porque não posso usar um pipa truck se é mais pesado?

Por que o pipa truck tem dois eixos traseiros com função de dividir a carga, e a proximidade dos eixos podem deixar imperfeições, como deflexões altas imperceptíveis prejudicando o teste.

Por: Cleber Ramos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.